Prazos do processo na Itália

Iniciamos o processo de residência no dia seguinte a chegada do cliente na Itália, pois a residência é confirmada em no máximo 45 dias, e a cidadania em uma média de três meses.

O tempo total do processo depende da demora da resposta do Consulado para enviar a chamada “Não Renúncia”.

O importante é que fique claro que o tempo do processo não depende apenas de nosso trabalho, mas também da polícia municipal, dos funcionários do comune, e do consulado.

A tempo do processo para nós é de absoluta importância, três meses é o prazo médio, mas o cliente pode permanecer na comune, caso queira, pelo tempo necessário para fazer a declaração de presença, fixar a residência e protocolar o pedido de cidadania, o que será feito em 45 dias , sendo que ao  final do processo, o cliente poderá retirar identidade, tessera sanitária e o passaporte italiano ou, caso queira podemos também concluir o processo transferindo sua residência pelo AIRE.

Sobre o prazo de estadia na Itália, ressaltamos que por lei (D.P.R.154/2012), a Policia tem até 45 dias para confirmar a residência, esta é a base legal de todo o processo.

Sendo assim, desconfie daqueles que prometem resolver tudo em poucos dias, pois isto é ilegal. Sempre mais frequentes são investigações da policia sobre residências chamadas “fictícias” confirmadas só em poucos dias que comportam o cancelamento do inteiro processo.
Por isto trabalhamos de acordo com a legislação italiana e solicitamos para nossos clientes ficarem na Itália pelo tempo necessário, para que não possa gerar problemas no futuro.