Prazos do processo na Itália

TODO PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA CIDADANIA ITALIANA DURA EM TORNO DE 12 SEMANAS !

Sendo que, Iniciamos o processo de residência no dia seguinte a chegada do cliente na Itália, depois, aguardamos a residência ser confirmada pela visita do vigilie  em no máximo 45 dias, então, fazemos o pedido de reconhecimento da cidadania, ou seja a “DOMANDA”, agora devemos esperar  em média mais 5 semanas para o retorno do pedido de  “não Renúncia”, que e feito pelo consulado italiano no Brasil.

O importante esclarecer que o tempo do processo não depende apenas de nosso trabalho, mas também da polícia municipal, dos funcionários do comune, e do consulado italiano no Brasil.

A tempo do processo para nós é importante, e 12 semanas é o prazo médio para a conclusão dele. O cliente, caso queira, pode permanecer na comune pelo tempo necessário para fazer a declaração de presença, fixar a residência e protocolar o pedido de cidadania, o que será feito em 45 dias no maximo , sendo que ao  final do processo, o cliente poderá retornar e fazer identidade, tessera sanitária e o passaporte italiano ou, caso queira podemos concluir o processo transferindo sua residência pelo AIRE, o que lhe permiti tirar o passaporte no Brasil.

Sobre o prazo de estadia na Itália, ressaltamos que por lei (D.P.R.154/2012), a Policia tem até 45 dias para confirmar a residência, esta é a base legal de todo o processo. Por isto, desconfie daqueles que prometem resolver tudo em poucos dias, pois isto é ilegal. Sempre mais frequentes são investigações da policia sobre residências chamadas “fictícias”, que podem provocar o cancelamento do inteiro processo e o mesmo a cidadania reconhecida!