Vantagens do Passaporte Italiano!

Quem tem passaporte italiano sabe que recebe tratamento vip no mundo: não pega filas, não passa por interrogatório na imigração (muito comum nos Estados Unidos e na Inglaterra, por exemplo), pode trabalhar na Austrália, não precisa de visto para um punhado de países, enfim, só tem coisa boa. Veja a seguir mais detalhes:

1) Livre Acesso na Europa – Tratado de Schengen

Esse tratado foi firmado para a abertura das fronteiras e da livre circulação de pessoas. Fazem parte do Tratado todos os 28 países da União Europeia*, mais 3 países que não são membros da UE: Islândia, Noruega e Suíça. Com o passaporte europeu você pode visitar todos esses países sem visto.

Se quiser morar, você terá disponível todo o sistema público: ensino fundamental e médio gratuito, valores para cidadãos nos cursos e faculdades em geral (geralmente cobra-se mais de estudantes estrangeiros), além do sistema de saúde e previdência, caso queira se aposentar.

*Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido (vai se retirar em breve), Romênia e Suécia.

2) Working Holiday Visa – Austrália

Esse visto é na verdade um acordo de cooperação entre os países que te permite trabalhar por tempo integral e de maneira legal na Austrália durante 12 meses. Ele é dado para quem tem entre 18 e 30 anos e não está disponível para brasileiros, infelizmente.

Alemanha, Bélgica, Coréia, Canada, Chipre, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Holanda, Hong Kong, Irlanda, Itália, Japão, Malta, Noruega, Reino Unido, Suíça, Taiwan e são os países que fazem parte do acordo.

O visto pode ser renovado por igual período desde que você trabalhe por 3 meses no interior da Austrália.

Maiores informações aqui:

3) Visto para Morar nos Estados Unidos – E2

Esse é um visto muito cobiçado para os brasileiros e vai além da vantagem de apenas visitar o país. Se você tiver passaporte italiano (não são todos os cidadãos europeus, nesse caso, o português está fora). São aceitos, por exemplo, os  italianos, espanhóis,  alemães e poloneses.

Com esse visto você não tem direito ao green card, mas pode morar nos Estados Unidos por tempo indeterminado, basta ir renovando o seu visto. Se você tiver filhos, eles podem frequentar a escola pública americana, usufruir do sistema de saúde, ter praticamente todos os benefícios de um cidadão americano, até atingirem a maioridade.

Para conseguir o visto, você precisa montar um negócio nos Estados Unidos. A legislação americana não estabelece um valor mínimo a ser investido, fala apenas num valor substancial, mas os especialistas recomendam em torno de 100 mil dólares e, para que o risco não seja tão grande, o ideal é que invista numa franquia, principalmente se você não for um empresário no Brasil.

4) Visitar Países Sem Visto

Existem diversos países que podem ser visitados sem visto, como por exemplo, Canadá, Japão, Dubai, Abu Dhabi, Austrália

Por isso, se você tiver direito a um passaporte italiano, não perca mais tempo.

Autor: Dra. Ana Paula Ganzarolli